Hoje, celebramos o aniversário do primeiro laureado do Prêmio Pritzker de Arquitetura (1979) e vencedor da Gold Medal do Instituto Americano de Arquitetos, Philip Johnson (1906-2005).
Johnson foi descrito pelo júri do Pritzker como alguém que "produziu contribuições consistentes e significativas para a humanidade e ambiente construído. Como crítico e historiador, defendeu as causas da arquitetura moderna e projetou alguns de seus maiores edifícios."
Em 1932, juntamente com Henry-Russell Hitchcock, foi curador da exposição Modern Architecture, realizada no MoMA - naquele momento nascia o "Estilo Internacional", alterando para sempre o curso da arquitetura moderna.
A obra de Johnson não se limita ao modernismo, em 1984 projetou o icônico edifício AT&T, em Nova Iorque (hoje o Sony Building), um arranha-céu pós-modernista de 197 metros de altura. O edifício se tornou famoso por seu estilo ornamental e semelhança com o edifício Humana, de Michael Graves.
Outro famoso edifício projetado por Philip Johnson, juntamente com John Burgee, é o Puerta de Europa em Madri, duas torres inclinadas que se tornaram um ícone da capital espanhola.
Talvez um dos mais conhecidos projetos de Johnson seja a Casa de Vidro. Projetada pouco depois, mas concluída antes, da Casa Farnsworth de Mies van der Rohe, a casa de Johnson, com suas proporções perfeitas e simplicidade, é considerada uma joia da arquitetura moderna. Veja outras obras de Philip Johnson, a seguir.
- A Casa de Vidro
- Puerta de Europa
- The Rothko Chapel
- Interiores do Edifício Seagram
- New York State Pavilion
- Exposição Internacional Modern Architecture / Philip Johnson e Henry-Russell Hitchcock
- Munson-Williams-Proctor Arts Institute
- PPG Place / John Burgee Architects com Philip Johnson
- Museu de Arte Moderna
- Soreq Nuclear Research Center
- A Catedral de Cristal
AD Classics: 1988 Deconstructivist Exhibition at New York's Museum of Modern Art (MoMA)
The Trust Declares Philip Johnson's New York State Pavilion a "National Treasure"
The Glass House: "Conversations in Context"
Artist Fujiko Nakaya Shrouds Philip Johnson's Glass House in Fog
How the Crystal Cathedral Is Adapting for a New Life Out of the Spotlight
Inside Philip Johnson's Underappreciated Glass House in Manhattan
Referências: Pritzker Prize, Wikipedia, T Magazine